O que é Auriculoterapia.

A Auriculoterapia, também conhecida como Acupuntura Auricular e constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, oficializada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma terapia de microssistema.
orelha_auriculoÉ uma terapia que consiste na estimulação de pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos e psicológicos, como:  A ansiedade, enxaqueca, obesidade, depressão, insônia, etc.

  • No Egito antigo e na Turquia se recomendava estimular partes da orelha como método contraceptivo feminino.
  • Na Índia, antigos místicos recomendavam estimular o crescimento do lóbulo da orelha para se atingir o estado de Nirvana.

Por volta de 1957 um médico francês chamado Paul F. M. Nogier, da Universidade de Lyon (França), investigou a relação entre as regiões do corpo e as zonas reflexas da orelha, mapeando-as.  Nogier fez diversos estudos clínicos, comprovando a eficácia da técnica. E com isso, tornou-se o “pai da auriculoterapia no ocidente”.

Estudos realizados em laboratórios de neurofisiologia descobriram que cada ponto da orelha é uma terminação nervosa que, uma vez estimulado, faz com que esses estímulos nervosos sejam conduzidos até o tronco cerebral e depois ao córtex cerebral, na área correspondente ao órgão ou função estimulada. Do cérebro são então enviadas mensagens neuro-hormonais para equilibrar as funções dos órgãos correspondentes.

Como funciona o tratamento da Auriculoterapia

Atualmente, existem duas escolas de Auriculoterapia. A Escola Francesa e a Escola Chinesa. A diferença está na concepção dos mapas auriculares.

O tratamento auricular pode ser realizado com agulhas, sementes de mostarda, esferas metálicas ou magnéticas. E o número de sessões varia muito, de acordo com o problema de cada paciente.

Indicações da Auriculoterapia

As principais indicações da Auriculoterapia são:  Quadros de dor em geral (travamento de coluna, tendinites, bursites, etc), enxaquecas, zumbidos, artroses, tensão pré-menstrual, estresse físico e mental, ansiedade, depressão, fobias, sintomas da menopausa, constipação intestinal, alergias respiratórias (rinite, sinusite), acne, asma, esclerose em placas (múltipla), tabagismo e obesidade.

………………

orelha_fetoÉ interessante observar que os pontos de aurículo na orelha representam a figura de um feto de cabeça para baixo como se estivesse no útero materno, seguindo seus órgãos e pontos correspondentes. Uma analogia fantástica para refletirmos sobre como o nosso corpo é inteligente e conectado.

Ao abrirmos a nossa percepção, conseguimos nos conectar mais com o nosso corpo e receber inúmeros benefícios através das terapias alternativas.

 

 

 

Encontre um profissional próximo a você e agende um horário. 
Profissionais certificados e de confiança em auriculoterapia.